Prefeitura de Caieiras adere à campanha “Novembro Azul”

Secretaria de Comunicação realizou live com médico especialista sobre o tema na última quinta-feira

Novembro Azul é uma campanha de conscientização de prevenção do câncer de próstata, por conta disso, a Prefeitura de Caieiras está aderindo e promovendo essa ação de extrema importância.

No mês de novembro, com objetivo de enfatizar a saúde integral do homem e a prevenção e o cuidado com o Diabetes Mellitus, as Unidades básicas de Saúde de Caieiras realizará durante todo mês orientações, palestras e rodas de conversa.

O Câncer, em sua fase inicial, pode apresentar poucos sintomas ou chegar a nem apresentar, mas o homem pode perceber sinais, como: dificuldade de urinar, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite e sangue na urina.

Dependendo dos casos, os sinais são parecidos com os do crescimento benigno da próstata; já na fase mais avançada, o paciente pode ter dores nos ossos, sintomas urinários e nos casos mais graves infecções generalizadas ou insuficiência renal.

Para detectar a doença precocemente, os homens podem realizar exames clínicos laboratoriais ou radiológicos ou de toque retal. Os homens devem realizar os exames para se prevenir, já que descobrir a doença na fase inicial pode ajudar no tratamento. Existe muito preconceito referente ao exame do toque retal, mas é importante que todos deixem esses paradigmas de lado para o seu próprio bem.

Siga-nos também no youtube

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário