100 dias de Governo

Completando cem dias como prefeito de Caieiras, Gersinho Romero já mostrou a que veio. Mesmo com percalços, como o incidente da queda do muro da Rua João Dártora, no início do ano, Gersinho manteve o pulso firme e colocou em prática um novo modelo de gestão na Prefeitura, trazendo toda sua experiência na iniciativa privada para o setor público.

O prefeito se reuniu com diversos setores da sociedade, tornando rotina o diálogo com empresários, empreendedores, munícipes e funcionários públicos e, através das Secretarias Municipais, realizou ações que contribuíram para a melhoria na qualidade de vida da população caieirense.
Confira nessa edição os principais pontos dos primeiros cem dias de governo de Gersinho Romero e Adriano Sopó.

Com poucos dias à frente da municipalidade, Gersinho manteve as portas de seu Gabinete abertas, para seu secretariado, funcionários e munícipes demonstrando a total transparência que irá ditar seu governo. Já alinhou-se com a Câmara de Vereadores, com a qual pretende trabalhar em parceria para o bem da população.Também já reuniu-se com o Governador Geraldo Alckimin, com deputados e pessoas que possam de alguma forma colaborar com a melhora na qualidade de vida do caieirense

“Estamos buscando uma maior participação de todos, e essa aproximação, acaba por tornar nossa gestão mais sólida, já que poderemos ouvir e sermos ouvidos também. Estes encontros farão parte de nossa gestão, e outros empresários da cidade também serão convidados, para que possamos apresentar nossos projetos a eles e firmarmos uma parceria que contribua para o desenvolvimento progressivo de Caieiras e seus moradores”

Gersinho Romero é eleito presidente do Cimbaju

Logo nas primeiras semanas de seu governo, o prefeito de Caieiras, Gersinho Romero, foi eleito pelos prefeitos das cinco cidades da região (Franco da Rocha, Francisco Morato, Mairiporã, Cajamar e Caieiras) como presidente do Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juquery (Cimbaju), em assembleia geral extraordinária do Consórcio, realizada na última quarta-feira (18) no Paço Municipal de Caieiras. Gersinho tem como vice-presidente Antonio Aiacyda, de Mairiporã.
“Agradeço a confiança depositada pelos prefeitos em minha capacidade de gestão. Temos que unir nossas forças para nos fortalecer como região e lutar pelas nossas demandas junto às outras esferas de governo (estadual e federal), trazendo ainda mais melhorias para os munícipes de todas as cidades”, destacou Gersinho.

“Agradeço a confiança depositada pelos prefeitos em minha capacidade de gestão”. 

 

Busca incessante de recursos

O prefeito, o vice, secretários e vereadores estiveram por várias vezes em Brasília em busca de recursos para a cidade.

– No Ministério da Saúde, eles buscaram auxílio para a implantação do Programa Saúde da Família no município. “Começaremos implantando o PSF em alguns bairros; nosso objetivo é implantar gradualmente o Saúde da Família para que até 2020 equipes do Programa atendam todas as unidades de saúde do nosso município”, explicou o secretário de saúde, Dr. José Torres.
Outros assuntos tratados no Ministério da Saúde foram a adesão ao Programa Mais Médicos, que permitiria ampliar o atendimento com mais agilidade e a liberação de recursos para a construção de uma nova Unidade de Pronto Atendimento, ainda com o objetivo de atender a população com mais comodidade e qualidade.
– Eles também estiveram no Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação, buscando recursos para a área, no sentido de ampliar o número de creches no município e investir para aprimorar o atendimento na rede municipal.
– No Ministério do Esporte, o prefeito buscou auxílio para a reforma da pista de atletismo do Centro Esportivo Municipal, para a reforma e ampliação do Centro Esportivo Manoel Sanches, no Jardim dos Eucaliptos, além de melhorias nas demais estruturas esportivas do município.
– No Ministério da Cultura, o prefeito deu início às tratativas no sentido de viabilizar o repasse de verbas para a aquisição das poltronas do Teatro Municipal Maestro Sergio Valbusa.
– No Ministério da Integração Nacional, Gersinho e Adriano trataram a respeito do repasse de verbas para o setor de Defesa Civil, no que diz respeito à reconstrução de muros de contenção referentes ao Estado de Atenção decretado no ano passado, em virtude das chuvas.
– Os representantes do Poder Executivo caieirense estiveram no Ministério da Justiça, onde pleitearam a liberação de recursos, através de um convênio, para o aprimoramento do sistema de iluminação pública do município, visando dar mais segurança aos moradores da cidade.
– No total, em todas as viagens a Brasília, Gersinho conquistou mais de R$ 11 milhões em emendas parlamentares e recursos de Ministérios para a realização de obras em vários setores do município.
– Também como fruto de viagens a Brasília, Gersinho conquistou a expansão do atendimento dos Correios para mais três bairros (Jardim Morro Grande, Jardim Europa e Residencial San Marino) e buscou soluções para demandas da população em relação ao atendimento aos munícipes, vez que a agência franqueada de Laranjeiras encerrou suas atividades, gerando um gargalo na agência do Centro.

“Tivemos uma boa recepção por parte de todos em Brasília. Agradeço aos deputados, aos ministros e a todos pela receptividade e também aos vereadores que me acompanharam.” 

Desenvolvimento Econômico:

Criação do PAT Laranjeiras, melhorias para os estagiários da administração municipal e projeto voltado para a qualificação dos aposentados

– Na semana em que completou 100 dias de governo, Gersinho e Adriano inauguraram a unidade do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) em Laranjeiras. A medida se deu após análise da equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego que identificou uma grande demanda pelos serviços do PAT por parte de moradores de Laranjeiras e dos bairros vizinhos;
– Em conjunto com a Câmara Municipal, Gersinho criou o projeto “Lugar de aposentado não é em casa”, com o objetivo de investir na qualificação dos aposentados em situação de vulnerabilidade social, criando condições para que tenham melhores condições de vida, através da complementação de renda;
– Já para os mais jovens, também em conjunto com a Câmara Municipal, Gersinho ampliou a oferta de vagas e melhoria na bolsa-auxílio para os estagiários da administração municipal.

 

Meio ambiente

Desassoreamento do Rio Juquery

Com o objetivo de combater as enchentes no município, o prefeito Gersinho reforçou junto ao Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) a necessidade da continuidade dos serviços de desassoreamento do Rio Juquery. Gersinho conseguiu junto ao DAEE, com o apoio dos prefeitos da região do deputado federal Miguel Haddad, uma máquina dragline para que os serviços fossem realizados, reforçando o combate.

 

Reuniões com todo o funcionalismo público, com empresários e com a população

O prefeito, com o objetivo de apresentar suas diretrizes de governo e ouvir as demandas dos funcionários públicos, promoveu reuniões com todas as Secretarias e, além disso, também tornou parte de sua rotina semanal, reuniões com empresários do município, para apresentar suas propostas para o desenvolvimento econômico do município e conhecer melhor as demandas do setor, e reuniões com a população, para dar encaminhamento às suas solicitações.

Saúde

Grandes avanços marcam os três primeiros meses do governo Gersinho Romero


Mamografia e ultrassom na Policlínica de Laranjeiras: Gersinho instaurou os serviços de mamografia e ultrassom na Policlínica de Laranjeiras,
– Castração gratuita de cães e gatos: o prefeito também deu continuidade ao programa de castração gratuita de cães e gatos, que já atendeu mais de 6 mil animais;
– Reforma da UBS do Serpa: Gersinho está concluindo a reforma da antiga UBS do Serpa, que será transformada num centro de reabilitação fisioterápica em ortopedia, para atender os moradores do Serpa e dos bairros vizinhos, como o Jardim Marcelino, o Jardim dos Eucaliptos e o Jardim Vera Tereza;


– Serviço de residência terapêutica – o prefeito Gersinho inaugurou o serviço de residência terapêutica, um equipamento de Saúde Mental substitutivo à  internação hospitalar, destinado, exclusivamente, àqueles que saíram de internações hospitalares psiquiátricas de longa permanência e não possuem referências familiares;
– Grande compra de medicamentos – Gersinho também fez uma compra de mais de 3 milhões de reais em medicamentos no intuito de solucionar eventuais problemas com a entrega de remédios por parte do sistema público de saúde.

 

Desenvolvimento Social

Serviço de Busca Ativa e continuidade da Oficina do Saber e do Casamento Comunitário

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Caieiras está realizando o preenchimento e a atualização do Cadastro Único do Governo Federal, uma base de dados para seleção de famílias em diversos programas sociais. O serviço de busca ativa tem como objetivo ampliar a abrangência dos programas de Assistência Social desenvolvidos no município para proporcionar mais qualidade de vida à população de baixa renda. Dando continuidade a programas realizados anteriormente, a Secretaria de Desenvolvimento Social realizou no início do ano as inscrições para o Casamento Comunitário e para o programa Oficina do Saber, voltado para crianças e adolescentes do município.

Fundo Social

Continuidade do Programa Mãe Caieirense

O prefeito e a primeira-dama, Mara Romero, que também é presidente do Fundo Social de Solidariedade, deram continuidade ao programa “Mãe Caieirense”, que realiza todo o acompanhamento das gestantes caieirenses, desde a gravidez até o pós-parto, e busca auxiliá-las através da doação de kits com diversos itens necessários nos primeiros meses de vida do bebê.

Segurança 

Caieiras é uma das cidades mais seguras da região metropolitana de São Paulo

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Caieiras ocupa posição de destaque entre as cidades mais seguras da região metropolitana. Tal ranking leva em consideração os seguintes delitos (por cem mil habitantes): homicídio doloso (aquele em que há intenção de matar), furto, roubo, furto e roubo de veículos.
No que diz respeito aos roubos, Caieiras é a cidade com menor índice: 278,97 furtos por cem mil habitantes, seguida por Mogi das Cruzes (317,51) e Cajamar (356,9). Já em relação aos homicídios dolosos, Caieiras é a terceira cidade mais bem colocada do estado, com 4,21 homicídios por cem mil habitantes. À sua frente estão São Caetano (2,65 homicídios por cem mil habitantes) e Cotia (3,92 homicídios por cem mil habitantes).
A Cidade dos Pinheirais também é a terceira cidade com menor índice de furtos, com 493,72 furtos por cem mil habitantes, atrás de Ferraz de Vasconcelos (415,48 furtos por cem mil habitantes) e Embu das Artes (418,67 furtos por cem mil habitantes) e o segundo município mais bem colocado em furto e roubo de veículos, com índice 152,64 por cem mil habitantes, atrás de Cajamar, que tem o índice 109,28 a cada cem mil habitantes.
Considerando apenas os cinco municípios vizinhos, Caieiras ocupa posições superiores em todos os índices, exceto no caso de furto e roubo de veículos, em que aparece atrás de Cajamar.
Tal resultado é um reflexo das políticas públicas na área de segurança colocadas em prática pela Prefeitura nos últimos oito anos, com o aprimoramento da infraestrutura da Guarda Civil Municipal e a convergência de ações entre as forças policiais do município, trabalhando em conjunto para reprimir a criminalidade.

“A Saúde sem sombra de dúvidas é uma de minhas prioridades, e desde o primeiro dia de meu mandato tenho buscado junto aos órgãos competentes ferramentas para que possamos melhorar a saúde para nossos munícipes. “

Cultura

Na área da cultura, os principais avanços dos três primeiros meses de governo de Gersinho foram:

A criação do Fundo Municipal de Cultura e as apresentações mensais da Orquestra de Caieiras no Teatro Municipal.

A assinatura do projeto de lei ocorreu no concerto da Orquestra de Caieiras em homenagem ao mês das mulheres, março. O Fundo Municipal de Cultura vem como complemento a programas equivalentes nas esferas estadual e federal, como o Proac e a Lei Rouanet, respectivamente.
Para o prefeito, “o Fundo Municipal de Cultura permitirá a ampliação do acesso e promoção a bens culturais, pois viabiliza a circulação em Caieiras de espetáculos teatrais, de dança, música e outras manifestações artísticas, bem como incentiva a manutenção de grupos artísticos, a reforma e a ampliação de espaços culturais, por exemplo”.
Já as apresentações mensais da Orquestra no Teatro fazem parte de um projeto da nova gestão da Secretaria de Ação Cultural, sob o comando de Solange Monteoliva, que visa descentralizar e facilitar o acesso à cultura para que a população possa entrar em contato e desfrutar de toda a diversidade cultural do município.

 

 

 

Educação 

Gersinho abriu quatro novas turmas nas Escolas Municipais de Educação Infantil e criou a Comissão de Diálogos para uma Gestão Participativa


– Novas turmas: a Secretaria de Educação de Caieiras formará nas EMEMIs Antônio Furlanetto, Alcides Agustinelli, Ida Staboli e Alfeu de Marco quatro novas turmas de Mini Grupo II, uma em cada escola, visando ampliar o atendimento às crianças. Cada turma nova possui 20 alunos, que serão chamados respeitando a lista de espera das unidades escolares. Todas as turmas de Mini II funcionarão em período integral.
A Secretaria objetiva com essa ação reduzir o número de crianças na lista de espera. Está prevista também a abertura de 4 novas turmas de Mini Grupo II no NEC Centro.
– Comissão de Diálogos para uma Gestão Participativa: a Secretaria de Educação criou a Comissão de Diálogos para uma Gestão Participativa (CDGP), que tem como deveres estabelecer contato com todos os participantes do segmento que representa buscando e trazendo informações aos mesmos e à SME, bem como esclarecer e orientar seus representados a partir das discussões realizadas, instituindo o diálogo como ferramenta de gestão da educação.

Obras

Praça de esportes na Vila dos Pinheiros e CEU das Artes
Cumprindo um dos pontos de seu plano de governo, Gersinho iniciou a construção de mais uma praça de esportes para a população, na Vila dos Pinheiros. Ela fica na Rua Antonio Michelino, próximo ao Centro Dia do Idoso e terá toda uma estrutura voltada para o lazer, a recreação e a prática de esportes, com pista de caminhada, quadra de basquete e será totalmente arborizada, garantindo a comodidade dos munícipes.
Já as obras do CEU das Artes, no Jardim dos Eucaliptos, estão em fase de finalização. O local é mais um amplo espaço de lazer cujo objetivo é dar mais qualidade de vida e incentivar a promoção da cidadania aos munícipes. No CEU, o caieirense terá acesso a uma biblioteca, equipamentos de ginástica, um telecentro, mais uma pista de skate e um amplo terraço. A Praça de Artes e Esportes Unificados também contará com auditório, salas de aula e de oficina e um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) integrado.

Esporte

Melhorias nas piscinas do Centro Esportivo Municipal
Além das viagens a Brasília em busca de recursos para melhorar a estrutura dos equipamentos esportivas da cidade, o prefeito concluiu a reforma da área das piscinas do Centro Esportivo Municipal, favorecendo os munícipes que praticam natação e hidroginástica.
Utilizando o Velódromo para sua vocação original, o prefeito, através da Secretaria de Esportes, realizou o 1º Festival de Ciclismo de Pista da cidade, reunindo centenas de crianças e adolescentes da cidade.
O Festival era voltado para crianças e jovens de até 18 anos de idade, com ou sem experiência no esporte. Os iniciantes puderam participar de atividades com bicicleta e de palestras sobre ciclismo, já os que já possuíam algum tipo de experiência, competiram e participaram de palestras sobre treinamento.

Deslizamento na Rua João Dártora
Com a integração de todas as secretarias municipais e com sua capacidade de gestão de momentos críticos, Gersinho conseguiu dar todo o respaldo para os moradores afetados pelo deslizamento de parte da Rua João Dártora, garantindo a segurança de todos. As obras de reconstrução da via já foram iniciadas e o prefeito também tem buscado recursos para que os serviços necessários sejam concluídos no período mais curto possível.

Aproximação com moradores da Calcárea
Os secretários do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Social de Caieiras, Dr. Leonardo Amaral Garcia e Isabel Zinni, o coordenador da Defesa Civil, Adriano Udvari e representantes das Secretarias de Segurança e Cidadania e Planejamento estiveram na Calcárea para ouvir as demandas e estabelecer um diálogo mais próximo com os moradores do local, no sentido de promover ações que reflitam em melhores condições de vida para a população. Os representantes do Poder Público afirmaram que a visita ao local foi muito importante, para que possam mapear e estudar as iniciativas mais urgentes em relação ao bairro, que é um dos mais afastados do Centro e necessita de providências. “Já agendamos outra reunião com os moradores para intensificar esse diálogo e darmos seguimento ao atendimento de suas demandas”, concluíram.

Siga-nos também no youtube

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário