Creches Conveniadas: sistema deve ser adotado ainda este ano.

creche_conveniada

Para o credenciamento das creches, será realizado um chamamento público, com regras e critérios já pré-estabelecidos

Um grande problema da população, não só de Caieiras, mas de forma geral no país, é com relação a um local seguro onde os pais possam deixar seus filhos para trabalhar. As filas de espera para conseguir uma vaga nas creches, muitas vezes, pode demorar anos, e não raro, o cidadão acaba perdendo a oportunidade de melhorar a situação da família, já que ao não contar com um lugar onde deixar os pequenos, precisa ficar em casa cuidando dos mesmos, e consequentemente, deixa de arrumar uma vaga no mercado de trabalho.
Em Caieiras, na última semana, uma notícia chegou para aliviar a espera de alguns pais que estão aguardando para colocar seus filhos nas creches, que é a aprovação do Projeto das Creches Conveniadas. O sistema deve ser adotado ainda este ano e o número de vagas disponibilizadas dependerá da dotação orçamentária, que ainda não foi totalmente concluída, mas será divulgada através de chamamento público.
O sistema de Creches Conveniadas é uma medida que visa disponibilizar mais vagas em creches, contemplando mais de um bairro, em um determinado período, para atender a demanda do mesmo e a atribuição de vagas será feita pela lista de espera unificada já existente no município, ou seja, não será necessária uma nova inscrição.
Com a criação de setores, que tem relação com os bairros, a criança terá a oportunidade de frequentar tanto as creches diretas, já existentes na rede pública, quanto às creches vindas da parceria com as Organizações de Sociedade Civil mais próxima de sua residência. Os bairros que serão contemplados serão: Alpes de Caieiras, Calcárea, Laranjeiras, Morro Grande, Nova Caieiras, Nova Era, Região Central, Santa Inês , Serpa, Vera Tereza e Vila Rosina.
Para o credenciamento das creches, será realizado um chamamento público, com regras e critérios já pré-estabelecidos. As Organizações de Sociedade Civil, que quiserem participar do chamamento, terão de atender a estes critérios. Entende-se como Organizações de Sociedade Civil as Entidades Privadas sem fins lucrativos, sociedades cooperativas ou organizações religiosas e tem objetivos voltados à promoção de atividades e finalidades de relevância pública e social.
De acordo com a secretaria de Educação, as creches, que atenderão crianças de 0 a 03e 11 meses, funcionarão com uma carga horária de 8 horas diárias e terão a mesma estrutura de trabalho das creches já existentes no município, tendo como diferencial somente professores formados em Pedagogia para atender as crianças.
A Administração pública contará com uma Gestora que cuidará de todo processo para abertura e funcionamento da creche, e duas comissões que atuarão diretamente com esta Gestora: comissão de seleção (que tratará dos procedimentos, análises documentais e de imóvel até a abertura da creche) e a comissão de monitoramento e avaliação (que acompanhará mensalmente o trabalho que está sendo executado nas creches, além de oferecer formações para aprimorar o trabalho dos profissionais, atuarão tanto na análise da prestação de contas e metas, além das visitas in loco)
As comissões, inicialmente, contarão com profissionais da engenharia, pedagogia, contabilidade e alimentação escolar.

As creches conveniadas atenderão crianças de 0 a 3 anos e 11 meses. Funcionarão com uma carga horária de 8 horas diárias e terão a mesma estrutura de trabalho das creches já existentes no município, tendo como diferencial somente professores formados em Pedagogia para atender as crianças.

Siga-nos também no youtube

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário